1 cm³ que muda a vida

No fim de 2018, na sessão científica da American Heart Association, foi apresentado um protótipo de marca-passo miniatura. Com apenas 1 cm³, do tamanho de uma amêndoa, o dispositivo foi projetado para que os procedimentos em crianças sejam menos invasivos, menos dolorosos e mais eficientes, quando se considera menor tempo cirúrgico, recuperação mais rápida e menores custos.
Com esse novo modelo minúsculo, o implante pode ser feito com uma incisão de apenas 1 cm subcostal, evitando as incisões maiores atualmente padronizadas. O fio do eletrodo é fixado externamente ao coração através da pequena incisão e com a ajuda de uma câmera também diminuta. Todos os materiais necessários, como a câmera para visualizar o posicionamento correto, são passados através do port colocado na pequena incisão.
Estes marca-passos miniaturas foram criados com a intenção de serem usados em crianças, mas outros tipos de populações podem se beneficiar: pacientes adultos com acesso vascular limitado ou pacientes que já realizaram múltiplas cirurgias cardíacas.
O protótipo ainda está em fase de testes, no momento sendo feita a análise de durabilidade, antes de ser submetido às demais fases de estudo, mas já é muito aguardado.
Bibliografia
Children’s National Health System. Tiny pacemakers aim to make infant heart surgeries less invasive, while cutting operating costs and time. ScienceDaily. ScienceDaily, 09 nov. 2018. Disponível em: www.sciencedaily.com/releases/2018/11/181109101500.htm [Acesso em: 29 jan. 2019].
0