Equipe

EDITORES

Prof. Dr. Domingo Braile

Editor-Chefe, BJCVS

Domingo Marcolino Braile é Professor Titular Livre Docente em Cirurgia Cardíaca e Pró-Reitor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Orientador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas. Participou de mais de 200 bancas examinadoras de Mestrado, Doutorado, Livre Docência e Concursos Públicos, orientou mais de 40 dissertações e teses. Em toda sua carreira, em eventos científicos, proferiu mais de 900 conferências, apresentou mais de 700 trabalhos (autoria e co-autoria) e recebeu mais de 20 prêmios. Ocupa o cargo de Editor Chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV), tornando a revista a única publicação internacional do gênero no hemisfério sul, além de incluir México e Caribe com a indexação da mesma no Medline/Pubmed e inclusão da mesma na base de dados ISI Web of Knowledge. Também criou as homepages da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e da RBCCV, implantando a submissão e avaliação dos manuscritos eletronicamente. É membro de 19 Conselhos Editoriais. Publicou 19 capítulos, editou dois livros, tem mais de 350 artigos publicados em periódicos especializados e é colunista de dois jornais de São José do Rio Preto, com 235 artigos publicados. Em 2009 foi condecorado com a mais elevada Honraria do Estado de São Paulo: a Ordem do Ipiranga, reservada aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que prestaram serviços notórios aos paulistas. É Membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, assumindo a cadeira de número 11. Em 2013 ocupou a cadeira nº 48 da Academia de Medicina de São Paulo e em 2014 tornou-se Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina (RJ). Em 2013 recebeu o 1º lugar do Prêmio Nacional de Inovação Tecnológica, promovido pela FINEP.

Dr. Gabriel Liguori

Editor Associado, BJCVS

Graduado com honras (Máxima Distinção em Cirurgia) em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), recebendo o Prêmio Prof. Dr. Edmundo Vasconcelos. Membro fundador e Ex-Presidente da Liga de Cirurgia Cardíaca Pediátrica. Membro fundador e Ex-Presidente do Departamento Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Cardiovascular (DBLACCV). Editor Junior do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (BJCVS) e da Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB). Realizou estágio observacional na Harvard Medical School e estágios de pesquisa na Maastricht University e no Imperial College London. Atua nas linhas de pesquisa 1) “Morfologia e Fisiopatologia das Cardiopatias Congênitas”, do grupo de Patologia das Cardiopatias Congênitas e suas Repercussões Pulmonares e Sistêmicas; 2) ‘Alterações da Circulatórias e Resposta Inflamatória Durante o Emprego de Circuitos de Circulação Artificial’; e 3) ‘Desenvolvimento Biotecnológico e Integração Morfo-Funcional de Novos Tecidos no Sistema Circulatório’, no Laboratório de Pesquisa em Cirurgia Cardiovascular (LIM 11-FMUSP), ambos associados ao Instituto do Coração (Incor-HCFMUSP). Atualmente é discente do programa de doutorado em cotutela entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Groningen.

 

ASSISTÊNCIA EDITORIAL

 

Camila Sáfadi

Assistente Editorial, BJCVS

Graduada em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP). Assistente editorial do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (2014–atual). Pós-graduação em Book Publishing pela Casa Educação e Instituto Singularidades (2016). Pós-graduação em Project Management pelo Senac São José do Rio Preto (2014). Assistente editorial em Segmento Farma Editores (2011-2012). Auxiliar editorial na Editora Roca (2008-2011). Assistente científica e produtora do livro “Clínica Urológica”, de Rodrigues Netto (2007).

 

COLABORADORES SENIOR

 
 
Dr. Davi Freitas Tenório

Editorial Fellow, BJCVS

Residente de Cirurgia Cardiovacular do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Graduado em Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Voluntário da International Children Heart Foundation. Fundador da Liga Acadêmica Cardiovascular da Universidade Federal de Alagoas. Fundador honorário do Departamento Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Cirurgia Cardiovascular. Observership em Cirurgia Cardiovascular na Cleveland Clinic Foundation em Ohio, estágio em Cirurgia Geral e Cardíaca na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Certificação ACLS. Atualmente trabalha com Cirugia Cardiovascular, Medicina de Emergência e Medicina Intensiva. Autor do livro “Manual Acadêmico de Cirurgia Cardiovascular”.

 
Drª. Leila Nogueira Barros
 

Editorial Fellow, BJCVS

Residente de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2018-). Presidente (2014-2015) do Departamento Brasileiro de Ligas de Cirurgia Cardiovascular (DBLACCV-SBCCV). Relações internacionais (2015-2016) do DBLACCV-SBCCV. Coordenadora da Liga de Cirurgia Cardiovascular da Santa Casa de São Paulo (2013-2014). Estagiária na Cleveland Clinic (USA/2015) e no Boston Children’s Hospital (USA/2015). Melhor apresentação oral no London Aorta Masterclass 2015( Royal Society of Medicine- UK). Atualmente, mestranda em Cirurgia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e colaboradora do blog do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery.

 

COLABORADORES JUNIOR

 

Gabriel Mitsumoto

Colaborador Junior, BJCVS Blog

Acadêmico de graduação em medicina da Faculdade de Ciências Médias da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) de 2014 a 2019. Atual diretor de pesquisa do Departamento Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (DBLACCV/SBCCV) gestão 2017/2018 e diretor da Liga de Cirurgia Cardiovascular da FCMSCSP das gestões 2015/2016 e 2016/2017. Colaborador do blog do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery desde 2017.

 

 

Tiago Santos Ribeiro

Colaborador Junior, BJCVS Blog

Acadêmico de Medicina (2015-) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fundador e Presidente Discente da Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular da UFRN (LACCAV). Membro plantonista do Estágio do Politrauma e Pronto Socorro Clínico do Hospital Municipal Walfredo Gurgel (Natal/RN). Ex-monitor da disciplina de Anatomia Topográfica e Descritiva para Medicina/DMOR-UFRN. Ex-membro e diretor científico da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Ex-membro e diretor de mídia da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular. Colaborador Júnior do Blog do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery.

 
 

Renato Heluy

Colaborador Junior, BJCVS Blog

Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Colaborador Júnior do blog da BJCVS. É presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular do HUUFMA- LACiC (2017-atual), é Secretário Geral do Laboratório de Cirurgia Experimental do Maranhão LACEMA (2016-atual). Foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) do Departamento de Saúde Pública da UFMA (2014 – 2016). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) no serviço de Cardiologia do HUUFMA (2017-atual). Monitor do Laboratório de Habilidades Médicas/Semiologia Médica (2017-atual). Estagiário da Unidade de Emergência e Pequena Cirurgia do Hospital Municipal Djalma Marques – Socorrão I. Realizou visita de acompanhamento do serviço de Cirurgia Cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (agosto/2017). Extensionista do projeto “Prevenção de infecção no Sítio Cirúrgico: Vigilância de Infecção Hospitalar do Paciente Cirúrgico do HUUFMA

 

Paulo André Bispo Machado Jr

Colaborador Junior, BJCVS Blog

Paulo André Bispo Machado Júnior é acadêmico de Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Observership em transplante multivisceral, fígado, intestino, pâncreas, rim, pulmão e coração no Jackson Memorial Hospital/Miami Transplant Institute (Florida).  Diretor de marketing na Liga Acadêmica de Cardiologia e Pesquisa do Hospital Vita de Curitiba (2017-atual), membro da Liga Acadêmica de Anatomia Humana da PUCPR (2015-atual), membro da Liga do Trauma do Hospital do Trabalhador em Curitiba (2017-atual), membro da Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica do Hospital São Vicente em Curitiba (2017-atual) e membro da Liga Acadêmica de Emergências Cirúrgicas do Hospital Cajuru em Curitiba (2016-atual), onde também atua como monitor dos acadêmicos. É aluno do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na modalidade voluntária  e atua como colaborador no  Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery Blog.