Equipe

EDITORES

Prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Evora

Editor-Chefe, BJCVS

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em dezembro de 1972, foi residente em Cirurgia Geral (1973) e em Cirurgia Torácica e Cardiovascular (1974), em tempo integral, no Departamento de Cirurgia da FMRP-USP, obtendo o título de Doutorado (1980) em Cirurgia Geral no programa de Pós-Graduação do mesmo Departamento. Participou de Programa de Pós-Doutorado como Pesquisador Visitante em Cardiovascular Surgical Research na Mayo Clinic, Mayo Foundation, Rochester, MN, USA de (maio de 1991 a junho de 1992) e Senior Research Fellow in Surgery Research por 13 meses na Mayo Graduate School Of Medicine da Mayo Foundation, Rochester, MN, USA (maio de 1991 a junho de 1992). Professor Livre-Docente em Cirurgia Torácica e Cardiovascular junto ao Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, título obtido em defesa pública de tese em 1993. Exerceu toda a sua atividade acadêmica na qualidade de Médico Assistente do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, onde exerceu a função de Diretor Clínico do Centro de Tratamento Intensivo. Optou pela carreira universitária em RDIDP no final de 2003 obtendo a posição de Professor Titular em defesa pública (2004). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP. Após a opção pelo regime de RDIDP na FMRP-USP, manteve as posições de Coordenador do Laboratório de Função Endotelial da Divisão de Cirurgia Experimental e Pesquisador Colaborador em “Cardiovascular Surgical Research” na Mayo Clinic, Mayo Foundation, Rochester, MN, USA. As principais atividades em cargos e comissões, após a opção pelo RDIDP são (ou foram): 1) Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (triênio 2004-2006); 2) Vice-Chefe do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (triênio 2004-2006), 3) Chefe do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (biênio 2007-2008); 4) Membro da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, e; 5) Membro da Comissão do Biotério Central do Campus da USP de Ribeirão Preto. As atuais linhas de pesquisa incluem os seguintes temas: 1) Isquemia global e Reperfusão; 2) Disfunção endotelial vasoplégica; 3) Efeitos de forças mecânicas na vasoreatividade de veias safenas humanas e; 4) Equilíbrio ácido-base e reatividade vascular dependente do endotélio.

Dr. Gabriel Liguori

Editor Associado, BJCVS

Graduado com honras (Máxima Distinção em Cirurgia) em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), recebendo o Prêmio Prof. Dr. Edmundo Vasconcelos. Membro fundador e Ex-Presidente da Liga de Cirurgia Cardíaca Pediátrica. Membro fundador e Ex-Presidente do Departamento Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Cardiovascular (DBLACCV). Editor Junior do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (BJCVS) e da Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB). Realizou estágio observacional na Harvard Medical School e estágios de pesquisa na Maastricht University e no Imperial College London. Atua nas linhas de pesquisa 1) “Morfologia e Fisiopatologia das Cardiopatias Congênitas”, do grupo de Patologia das Cardiopatias Congênitas e suas Repercussões Pulmonares e Sistêmicas; 2) ‘Alterações da Circulatórias e Resposta Inflamatória Durante o Emprego de Circuitos de Circulação Artificial’; e 3) ‘Desenvolvimento Biotecnológico e Integração Morfo-Funcional de Novos Tecidos no Sistema Circulatório’, no Laboratório de Pesquisa em Cirurgia Cardiovascular (LIM 11-FMUSP), ambos associados ao Instituto do Coração (Incor-HCFMUSP). Atualmente é discente do programa de doutorado em cotutela entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Groningen.

 

ASSISTÊNCIA EDITORIAL

 

Camila Sáfadi

Assistente Editorial, BJCVS

Graduada em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP). Assistente editorial do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (2014–atual). Pós-graduação em Book Publishing pela Casa Educação e Instituto Singularidades (2016). Pós-graduação em Project Management pelo Senac São José do Rio Preto (2014). Assistente editorial em Segmento Farma Editores (2011-2012). Auxiliar editorial na Editora Roca (2008-2011). Assistente científica e produtora do livro “Clínica Urológica”, de Rodrigues Netto (2007).

 

COLABORADORES SENIOR

 
 
Dr. Davi Freitas Tenório

Editorial Fellow, BJCVS

Residente de Cirurgia Cardiovacular do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Graduado em Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Voluntário da International Children Heart Foundation. Fundador da Liga Acadêmica Cardiovascular da Universidade Federal de Alagoas. Fundador honorário do Departamento Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Cirurgia Cardiovascular. Observership em Cirurgia Cardiovascular na Cleveland Clinic Foundation em Ohio, estágio em Cirurgia Geral e Cardíaca na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Certificação ACLS. Atualmente trabalha com Cirugia Cardiovascular, Medicina de Emergência e Medicina Intensiva. Autor do livro “Manual Acadêmico de Cirurgia Cardiovascular”.

 
Drª. Leila Nogueira Barros
 

Editorial Fellow, BJCVS

Residente de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2018-). Presidente (2014-2015) do Departamento Brasileiro de Ligas de Cirurgia Cardiovascular (DBLACCV-SBCCV). Relações internacionais (2015-2016) do DBLACCV-SBCCV. Coordenadora da Liga de Cirurgia Cardiovascular da Santa Casa de São Paulo (2013-2014). Estagiária na Cleveland Clinic (USA/2015) e no Boston Children’s Hospital (USA/2015). Melhor apresentação oral no London Aorta Masterclass 2015( Royal Society of Medicine- UK). Atualmente, mestranda em Cirurgia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e colaboradora do blog do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery.

 

COLABORADORES JUNIOR

 

Gabriel Mitsumoto

Colaborador Junior, BJCVS Blog

Acadêmico de graduação em medicina da Faculdade de Ciências Médias da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) de 2014 a 2019. Atual diretor de pesquisa do Departamento Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (DBLACCV/SBCCV) gestão 2017/2018 e diretor da Liga de Cirurgia Cardiovascular da FCMSCSP das gestões 2015/2016 e 2016/2017. Colaborador do blog do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery desde 2017.

 

 

Tiago Santos Ribeiro

Colaborador Junior, BJCVS Blog

Acadêmico de Medicina (2015-) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fundador e Presidente Discente da Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular da UFRN (LACCAV). Membro plantonista do Estágio do Politrauma e Pronto Socorro Clínico do Hospital Municipal Walfredo Gurgel (Natal/RN). Ex-monitor da disciplina de Anatomia Topográfica e Descritiva para Medicina/DMOR-UFRN. Ex-membro e diretor científico da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Ex-membro e diretor de mídia da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular. Colaborador Júnior do Blog do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery.

 
 

Paulo André Bispo Machado Jr

Colaborador Junior, BJCVS Blog

Acadêmico de Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015-2021). Atualmente, é aluno de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR, por meio de edital especial para bolsas de mestrado durante a graduação (PIBIC Master), atuando na linha de pesquisa sobre Regeneração Tecidual após o Infarto Agudo do Miocárdio. Estágio no serviço de Transplantes (multivisceral, fígado, intestino, pâncreas, rim, pulmão e coração) do Jackson Memorial Hospital/University of Miami (2017). Membro da diretoria da Liga Acadêmica de Cardiologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (2016-2018). Membro das ligas de Cirurgia e Trauma do Hospital Cajuru (2016-2018) e Hospital do Trabalhador (2016-2018). Membro da liga de Urologia da PUCPR (2018-Atual). Monitor da disciplina de Anatomia Humana (2016) e Semiologia Médica II (2018). Bolsista do Programa de Iniciação Científica da PUCPR (2017-2018). Colaborador Júnior do Brazilian Journal of Cardiovascular Blog desde 2017.

Antonio Carlos de Almeida Barbosa Filho

Colaborador Junior, BJCVS Blog

Acadêmico de Medicina do Centro Universitário CESMAC. Atualmente é monitor bolsista de Anatomia, Fisiologia e Imagem no curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC. Participa do projeto de extensão SAMU nas Escolas da UFAL. Faz parte da Liga Acadêmica de Pneumologia e Cirurgia Torácica (LAPCT) da UFAL e da Liga Acadêmica Vascular (LAVA) da UNCISAL. Realiza pesquisa na área de cardiologia no Centro de Pesquisas Clínicas Doutor Marco Mota no Centro Universitário CESMAC.

 

 

Pâmela Cristina Dutil Ribeiro

Colaboradora Junior, BJCVS Blog

Acadêmico de graduação em medicina da Faculdade de medicina do Oeste Paulista, de 2015 a 2020. Atual vice presidente do Departamento Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (DBLACCV/SBCCV) gestão 2019/2020. Ex presidente da Liga de Cirurgia Cardiovascular da UNOESTE na gestão 2017/2018.

 

 

Amanda Arrais Bento de Souza

Colaboradora Junior, BJCVS Blog

Acadêmica de graduação em medicina na Universidade Santo Amaro (UNISA) de 2019-2024. Atual vice-presidente da Liga de Cirurgia Cardiovascular da Universidade Santo Amaro na gestão de 2019/2020. Colaboradora do blog do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery desde 2020.

Gabriel Rodrigues Bittencourt

Colaborador Junior, BJCVS Blog

Acadêmico de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fundador e ex-presidente (gestão 2018-2019) da Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular Professor Waldir Jazbik. Monitor da disciplina de Técnica Operatória do Departamento de Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Monitor do Curso Nacional de Eletrocardiografia do Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro (INC-RJ). Iniciação Científica no Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro na linha de estudo “Marcadores Inflamatórios em Enxertos para Revascularização Miocárdica”. Iniciação Científica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro na linha de estudo “Uso do plasma convalescente submetido à inativação de patógenos para o tratamento de pacientes com COVID-19 grave”. Estagiário da equipe cirúrgica e da Unidade Intensiva de Pós-operatório do Serviço de Cirurgia Cardiovascular Professor Waldir Jazbik, do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.