Anualmente a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular organiza seu Congresso, o qual congrega as maiores lideranças e grandes mentes brasileiras envolvidas na área. Este ano o Congresso foi sediado na agradável Goiânia e se encerrou no dia 21 de abril. Com mais de mil inscritos, o evento firmou marcos relevantes para a sociedade.
Comentando esses marcos no vídeo estão o atual presidente da SBCCV, Prof. Dr. Rui MS Almeida, e o ex-presidente da SBCCV e coordenador do Hands-On, Prof. Dr. Gilberto Barbosa.
Trazendo visões distintas, com parâmetros e paradigmas distintos por todo o país, o evento contou com convidados internacionais de renome, como Dr. Domingos de Souza, Dr. Manuel Antunes e Mario Gaudino. Além disso, também foi organizado um grande evento simultâneo de intercâmbio entre cirurgiões gregos e brasileiros.
Dentro do Congresso da SBCCV, o Departamento de Ligas Acadêmicas organizou o 7º Congresso Acadêmico, com uma programação estruturada para expandir os conhecimentos dos estudantes de medicina e as portas da cirurgia cardiovascular, sendo uma das salas mais procuradas durante o primeiro dia de congresso.
Outros eventos de grande importância também são abarcados pelo Congresso da SBCCV, entre eles o 36º Congresso Brasileiro de Circulação Extracorpórea, o 8º Simpósio de Fisioterapia e o 8º Simpósio de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular.
Neste mesmo contexto, a Associação Brasileira dos Residentes de Cirurgia Cardiovascular promoveu o Encontro dos Residentes, que, em uma complexa fase de transição, apresentou e discutiu o novo currículo de Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular, sua aplicação e supervisão. Além disso, trouxe ainda discussões relevantes sobre a inserção do cirurgião cardiovascular no mercado de trabalho e sua adaptação às novas tecnologias disponíveis.
Este ano, o já tradicional Hands-On do Congresso da SBCCV contou com seis módulos distintos, trazendo atividades práticas com temas como transplante cardíaco e revascularização miocárdica, sempre sob a supervisão de experts de renome internacional e com a coordenação do Dr. Gilberto Barbosa.
Outra tradição mantida durante o congresso foi o encontro das mulheres cirurgiãs, organizado pela Profa. Dra. Magaly Arrais. O encontro, cada vez maior, este ano aconteceu em forma de jantar.
Uma das grandes inovações deste ano, com uma recepção extremamente positiva durante o Congresso, foram as sessões coordenadas pelo Dr. Rivetti na intitulada Sala Virtual, na qual inovações como o uso de realidade aumentada, consultório virtual e impressão 3D na cirurgia cardiovascular foram apresentadas.
Talvez pelo espírito de competição deste ano, os organizadores do congresso tiveram a interessante ideia de trazer a apresentação dos melhores temas livres para um único turno e um único local. Esta organização, além de injetar mais adrenalina ao já emocionante processo, permitiu ao congressista aproveitar o melhor da ciência cardiovascular produzido em 2018 sem ter de se dividir entre diversas salas ou se multiplicar para assistir a apresentações que usualmente ocorrem em paralelo.
Sucesso surpreendente teve o excelente Simpósio de Metodologia Científica, coordenado pelo Prof. Dr. Walter Gomes. Com uma programação prática e objetiva, o módulo superou todas as expectativas e manteve-se lotado durante toda sua duração, transparecendo o desejo de uma nova geração de cirurgiões cardiovasculares disposta a produzir ciência.
Por fim, outra novidade que envolve nosso Blog é que, durante o evento, nossa equipe gravou entrevistas com grandes nomes da cirurgia cardiovascular brasileira em um novo projeto, chamado BJCVS TV, produzindo um extenso material de excelente qualidade, que deve ser divulgado paulatinamente durante o ano.
Pouco mais de uma semana após o Congresso, ainda é cedo para listar o legado que ele pode trazer, mas com certeza aqueles que participaram sabem que as sementes plantadas em Goiânia devem render bons frutos.
Referências:
1. http://www.sbccv.org.br/45congresso/
0