Um ponto de inovação e nó de altruísmo

Fazemos parte de uma sociedade bastante heterogênea, por vezes dualista, onde ainda imperam desenvolvidos, entremeados pelos subdesenvolvidos e desiguais; e envolvendo saúde e assistência médica, isto não é diferente.

Diante desse cenário, membros da STS (Society of Thoracic Surgeons) começaram a liderar missões de caridade rumo a países em desenvolvimento: não apenas dar assistência médica, mas também levar educação, instrução e ciência ao corpo clínico local. Com o apoio da iniciativa privada e instituições universitárias, estes cirurgiões puderam ir a alguns países, como Jamaica e Ruanda, onde a prevalência de cardiopatias congênitas e/ou estenose mitral reumática chegam a índices surpreendentes, com elevada morbimortalidade local.

As missões são organizadas através da Cardiac Kids Foundation of Florida, cujo presidente é Jeffrey Jacobs. O projeto vem crescendo nos últimos 8 anos, já tendo assistido a mais de 80 crianças (entre 2 dias de vida e 16 anos). Tamanho foi o interesse da comunidade médica americana que atualmente o número de profissionais por viagem chega a 50!

Certamente, um dos grandes desafios de cada missão é a variedade de doenças encontradas – tetralogia de Fallot, defeitos septais, estenose mitral reumática – como também os seus mais variados estágios evolutivos. Estamos falando de crianças de 6 anos ou mais, que ainda não foram submetidas a tratamento cirúrgico. Desafios, como plastia mitral em crianças, são cotidianos.

Outro desafio que a equipe enfrenta é ter de operar fora de sua zona de conforto. Além de experiente, o cirurgião deve ser flexível. Seja ao operar com material diferente (ou inferior) ou ao lidar com instrumentos de tecnologia não muito recente.

É surpreendente o número de vidas que puderam ser salvas com as missões, bem como o progresso e fomento levado aos colegas locais. Se foi possível contribuir com a educação local – que sempre o foi o foco do projeto – então esta provavelmente é a melhor coisa que os membros da STS fizeram.

Referências:

https:/.ctsnet.org/article/sts-members-help-save-lives-create-sustainable-surgery-programs-abroad

0