​Conheça o Publons, a ferramenta utilizada pelo BJCVS para o reconhecer o trabalho de seus revisores científicos

A revisão por pares é o cerne da pesquisa científica como a conhecemos hoje, uma vez que garante a qualidade e a integridade dos artigos publicados. Sem a revisão pelos pares,seria difícil diferenciar as descobertas legítimas daquelas enganosas, que podem atrasar a busca da verdade e do conhecimento. Ao mesmo tempo, entretanto, os revisores raramente recebem qualquer crédito por suas atividades de revisão científica. Como forma de corrigir esse paradoxo e reconhecer seus revisores, o BJCVS aderiu à plataforma Publons, um site criado para registrar a contribuição dos revisores e estimulá-los a oferecer sua experiência em prol de mais e melhores revisões científicas. O editorial da edição 31.1 do BJCVS, que primeiro comunicou a adesão à plataforma, traz uma interessante discussão sobre a importância de revisores e as formas de reconhecer seus méritos.

Aos leitores que ainda não conhecem, o Publons é um rede social para pesquisadores compartilharem, discutirem e receberem os créditos por suas revisões científicas e trabalhos em edição de publicações acadêmicas. O site foi lançado ainda em 2012, mas apenas recentemente tem começado a ganhar tração, com um número atual de usuários ao redor dos 150.000. Segundo o próprio site, sua missão é “to speed up research by harnessing the power of expert peer review”, ou seja, acelerar a pesquisa científica fazendo uso do poder das revisões por pares. Atualmente o site tem parcerias com grandes editoras, como SpringerNature, BMJ, SAGE, Wiley, dentre outras, o que permite à plataforma automatizar a inserção e verificação das informações relativas às revisões submetidas às revistas científicas dessas editoras.

O Publons transforma a revisão por pares em um indicador mensurável da experiência de um pesquisador e de suas contribuições para o campo. Dessa forma, ao reconhecer a importância das contribuições de cada revisor, o Publons incentiva mais e melhores revisões. Como consequência, com mais especialistas empenhados em realizar revisões, torna-se mais fácil para os editores obter um trabalho bem feito e, por fim, isso acelera e melhora o processo de publicação, permitindo a comunicação de novas descobertas mais rapidamente. No futuro, o Publons pretende também, além de oferecer uma plataforma para cadastro e acompanhamento das revisões científicas, treinar e avaliar os revisores, ajudando os editores a encontrar a pessoa certa para revisar cada manuscrito.

Uma outra vantagem da plataforma é que a mesma permite a inserção dos conteúdos das revisões. Em outras palavras, todos os comentários produzidos pelos revisores, e que antes seriam descartado ao fim do processo de revisão, tornam-se disponíveis para pesquisa e referência. Dessa forma, uma série de conteúdos e insights valiosos deixam de ser desperdiçados e ficam disponíveis para futuros autores terem como base para seus próprios manuscritos. Outra consequência é a melhora na qualidade das revisões por pares, uma vez que os revisores sabem que o conteúdo de seus comentários não será descartado, mas sim tornar-se-á público.

O BJCVS acredita que a força de qualquer revista científica está em seus revisores e, por isso, faz questão de reconhecer os méritos daqueles que doam seu tempo para fazer do BJCVS um periódico reconhecido por sua excelência dentro e fora do país. Assim, uma vez apresentada a plataforma, o BJCVS convida a todos para se inscrever e, desde já, adicionar suas contribuições.

1