2 ou 1 – Ciência de bancada revendo conceitos em Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Na mais recente edição do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (BJCVS), Caneo e colaboradores trazem os resultados de um estudo que analisa a performance funcional das diferentes opções de circuitos usados em cirurgias cardíacas neonatais e pediátricas. Os achados são tão impactantes que podem ser capazes de alterar as rotinas em vigor em grandes centros da especialidade.

Uma das grandes preocupações em cirurgia cardíaca pediátrica é diluir demais o sangue da criança enquanto ele passa pelo sistema de circulação extra-corpórea (CEC). No intuito de reduzir a quantidade de fluido utilizada para preencher os tubos da CEC, por anos optou-se por utilizar dois tubos de diâmetros menores ao invés de um único tubo com maior diâmetro na drenagem do sistema venoso.

Fig. 1. Dois ou um? Qual a melhor alternativa para circuitos de CEC?

Simulando circuitos de CEC utilizados em cirurgia cardíaca neonatal e pediátrica o estudo encontrou uma performance superior da drenagem venosa com tubo único, contatando-se um maior fluxo e menor resistência. Essa melhor performance é importante para um retorno venoso adequado, o qual é determinante para atingir o fluxo arterial desejado para cada paciente. Apesar de inicialmente permitirem menor hemodiluição a drenagem dupla com tubos de menor diâmetro a posteriori tende a demandar uma maior necessidade de fluidos para atingir um fluxo arterial adequado.

Desta forma, concluiu-se que a drenagem venosa única apresenta vantagens significantes sobre a drenagem dupla, esta historicamente mais preponderante, levando a uma profunda reflexão sobre as melhores alternativas para circuitos de CEC em cirurgia cardíaca pediátrica.

Fig. 2. Desenho esquemático de dois dos setups utilizados no estudo.

Com opções restritas no mercado e poucos estudos de bancada antes da disponibilização dos produtos, análises e estudos equilibrados como este são essenciais para validar ou desmistificar práticas que são aparentemente dogmáticas em nosso contexto.

O estudo está disponível em : http://www.bjcvs.org/pdfRBCCV/v33n3a05.pdf

Outros excelentes artigos também disponíveis gratuitamente em um das melhores edições do BJCVS: http://www.bjcvs.org/index

Referências:

1. Functional Performance of Different Venous Limb Options in Simulated Neonatal/Pediatric Cardiopulmonary Bypass Circuits.

Luiz Fernando Caneo; Gregory S. Matte; Daniel Peres Guimarães; Guilherme Viotto; Marcelo Mazzeto; Idagene Cestari; Rodolfo A. Neirotti; Marcelo B. Jatene; Shigang Wang; Akif Undar; João Chang; Fabio B. Jatene

Braz J Cardiovasc Surg 2018;33(3):224-232    

0