Cento e oito milhões de definições para ser “compleato”

Em uma pesquisa rápida no Google, digitei “What is a cardiovascular surgeon”. O Google obteve 108 milhões de resultados em 0,48 segundo. Muitos deles não devem fazer sentido algum para a minha busca; muitos deles nem sequer devem estar relacionados, mas, mesmo assim, uma enorme quantidade de resultados ainda persiste. Que sejam mil resultados relevantes, ou seja, 0,0009% do total; será que existem mil definições diferentes para um cirurgião cardíaco?

De acordo com a Society of Thoracic Surgeons¹, uma das mais importantes sociedades de cirurgia cardiovascular do mundo, o cirurgião cardíaco é um médico que se especializa em procedimentos cirúrgicos do coração, podendo ainda se subespecializar em diversas áreas, como a cirurgia congênita, favorecendo melhor qualidade e maior tempo de vida. Além disso, é uma especialidade em que se leva muito tempo para desenvolver as habilidades e ter o conhecimento para cuidar dos pacientes, mas, quando se consegue, é uma oportunidade extraordinária, de grande impacto e, como disciplina, cirurgiões e indivíduos são sortudos por ajudar a salvar vidas todos os dias.

Dr. Alfonso R. Albanese, um dos pioneiros da cirurgia cardiovascular na América Latina, descreveu e detalhou em seu editorial “Surgery and the Cardiovascular Surgeon”², de 1953, o que a cirurgia cardíaca demandava do cirurgião:

Um conhecimento anatômico completo.Técnica precisa.Gentileza nas manobras cirúrgicas.Compreensão clínica e fisiopatológica da doença a ser estudada.Humildade pessoal.Treinamento cirúrgico.Treinamento experimental.Organização da equipe cirúrgica.Controle da anestesia.Criar um serviço cirúrgico com os elementos necessários para realizar estudos complementares durante o atendimento pré e pós-operatório.

Segundo ele, este decálogo descreve as condições necessárias para obter sucesso na cirurgia cardiovascular.

Dr. Paul Samson, em 1968, quando era presidente da American Association for Thoracic Surgery, expressou preocupação em relação ao treinamento em seu discurso presidencial, definindo nele a palavra arcaica “compleat” como “perfeitamente equipado e habilidoso”, tendo utilizado este adjetivo para descrever o cirurgião cardiovascular idealmente treinado na época. Isto não mudou muito na atualidade.

Por fim, apesar dos 108 milhões de resultados, não há apenas uma definição sobre o que é um cirurgião cardíaco e para cada um deles pode haver um sentido diferente. Porém todos hão de concordar que é alguém que dispõe de muita dedicação e compleato.

Referências

1. The Society of Thoracic Surgeons. What is a cardiothoracic surgeon? Disponível em: https://ctsurgerypatients.org/what-is-a-cardiothoracic-surgeon [Acesso em: 20 nov. 2018].

2. Albanese AR. Surgery and the cardiovascular surgeon. Angiology. 1953 Apr;4(2):172-4.

0