AATS BRAZIL

O Brasil teve a oportunidade de sediar o AATS Cardiovascular Valve Symposium, promovido pela American Association for Thoracic Surgery (AATS), durante o pré-congresso do 46º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular, realizado no mês de abril de 2019. O evento reuniu grandes nomes da cirurgia cardíaca na atualidade e contou com o auditório lotado o dia inteiro, contando com a presença de especialistas de países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Suíça. Considerado um sucesso pelos organizadores, o simpósio teve como tema central as doenças valvares, sendo abordados desde aspectos básicos até as novas tecnologias em desenvolvimento. O BJCVS Blog entrou em contato com o Dr. Vinícius Nina, cirurgião cardiovascular e professor da Universidade Federal do Maranhão, que esteve presente no evento. Confira:

BJCVS Blog: Dr. Nina, quais foram os principais pontos discutidos no simpósio?

Dr. Nina: O AATS Brazil abordou as doenças cardíacas valvares em seus diversos aspectos, desde princípios básicos no tratamento, como técnicas cirúrgicas básicas, até as novidades no tratamento dessas doenças, como a cirurgia robótica, as cirurgias minimamente invasivas e a consolidação da troca valvar aórtica transcateter. O evento cumpriu um importante papel na difusão e integração do conhecimento, possibilitando que os cirurgiões brasileiros se atualizassem sobre as tecnologias ainda não disponíveis na maioria dos serviços.

BJCVS Blog: Qual a importância de este evento ter sido realizado no Brasil?

Dr. Nina: O simpósio foi fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e a AATS, representando uma ação conjunta entre as duas sociedades. Ao sediar o evento, o Brasil se insere em posição de vanguarda, sendo cenário de discussões sobre as perspectivas da cirurgia cardiovascular no mundo. Sem dúvida, foi um evento bem organizado e que cumpriu o objetivo de permitir o diálogo entre os cirurgiões.

O simpósio estimula a produção científica na área, sendo um espaço no qual o cirurgião pode aprofundar seus conhecimentos nas doenças valvares. A organização do evento pela SBCCV é um importante passo para o desenvolvimento da especialidade no país e melhor atendimento da população, buscando melhores desfechos clínicos com as evidências científicas mais atuais.

Confira abaixo mais fotos do evento:

1