ORCID: O que é e porque você deveria ter um?

 

Se você nunca ouviu falar sobre o ORCID, não se preocupe, você não está sozinho. Até o final do último mês de Agosto/2016, apenas 2,5 milhões de pesquisadores (dos mais de 10 milhões ao redor do mundo) já haviam criado seu ORCID, e só 500 mil deles de fato estavam usando seu ORCID em publicações. Esse cenário, entretanto, deverá mudar em um futuro próximo.

O ORCID, Open Researcher and Contributor ID, é um código alfanumérico para identificar pesquisadores e solucionar os problemas decorrentes do uso de nomes pessoais como única forma de identificação autoral. Seja devido a homônimos, à mudança de nome (após matrimônio, por exemplo), ou mesmo à inconsistência nas abreviações ou uso de nomes intermediários, erros podem ocorrer durante análises bibliométricas, como as realizadas por instituições como Google Scholar, Scopus e Web of Science, de maneira a prejudicar as métricas de avaliação tanto dos próprios autores, quanto de suas instituições e até de seus países. O ORCID surgiu para solucionar esse problema e pode ser visto como uma espécie de RG ou CPF do mundo científico.

Um segundo problema que o ORCID vem solucionar é a mudança de e-mails institucionais. Imagine que, após anos trabalhando em uma mesma instituição, você se mude para um emprego em outro instituto e tenha de mudar de e-mail. Todos os papers publicados até então estarão ligados ao seu e-mail anterior, que você não tem mais acesso, e os autores que desejarem entrar em contato com você terão dificuldade em encontrá-lo. Utilizando a plataforma do ORCID, porém, que (uma vez autorizada) compartilha seus dados com as demais plataformas de indexação científica, você pode garantir que seu e-mail esteja sempre atualizado e que não perderá nenhum contato devido a trocas de e-mail ou instituição.

Pelo que você já leu até agora, criar um ORCID pode parecer uma boa ideia, mas não uma necessidade, não é mesmo? A verdade é que, cada vez mais, criar um ORCID não será uma opção, mas uma obrigatoriedade. As maiores editoras, instituições e fundações de auxílio à pesquisa ao redor de todo mundo estão adotando o uso do ORCID a passos largos. No momento, mais de mil revistas científicas ao redor do mundo já exigem o uso do ORCID, dentre elas as publicadas pelos grupos Elsevier, Nature e PLOS. No futuro, é possível dizer que será praticamente impossível publicar em uma boa revista sem ter um ORCID.

A boa notícia é que criar um ORCID é fácil, rápido e sem custos. Veja como você pode se cadastrar e utilizar o ORCID em três passos:

  1. Acesse este link e crie uma conta com seu nome, e-mail (institucional ou não) e a senha desejada;

  2. Atualize suas informações referentes a formação, empregos, financiamentos e publicações; conecte, também, seu ORCID às demais plataformas de indexação científica na aba “My ORCID Record”;

  3. Passe a utilizar seu ORCID em todas futuras publicações.

O Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, desde 15/08/2016, quando passou a receber novas submissões de artigo pelo sistema ScholarOne, é uma das revistas científicas que adota o ORCID como meio de identificação de autores.

Não perca tempo e crie já o seu!

 

0