Testemunhas de Jeová podem fazer cirurgia cardíaca?

Testemunhas de Jeová (TJ) são pacientes que precisam de uma grande individualização em virtude de suas crenças. Quando é indicada uma cirurgia cardíaca, procedimento em que a maioria dos pacientes recebe transfusão sanguínea[1], a questão adquire um novo patamar, gerando um embate relativo à não aceitação de sangue na possibilidade de transfusão.

Diversos estudos foram feitos comparando as complicações e a mortalidade entre pacientes TJ com pacientes que aceitavam transfusão sanguínea. No Brasil, um estudo feito por Valle et al.[1], comparando a mortalidade de 16 pacientes TJ com 48 não TJ. Foi visto que, mesmo com EuroScore II semelhante (p » 0,988), a mortalidade entre TJ foi de 18,8%, enquanto a de não TJ foi de 4,2%, com p = 0,095, ou seja, parece haver uma tendência, mas não é significativa.

Em metanálise feita por Vasques et al.[2], os autores constataram que alguns hospitais estavam realizando uma estratégia pré-operatória de otimização do nível de hemoglobina, não só em pacientes TJ, mas também como uma forma de reduzir a quantidade de transfusões como um todo. Viram também que os resultados de curto prazo não diferiam entre TJ e não TJ que receberam ou não sangue. A mortalidade foi de 2,6% em TJ e de 3,6% em não TJ, com p = 0,318. Não obstante, afirmaram que faltam estudos que avaliem estratégias pré-operatórias de redução de transfusões, como a otimização da hemoglobina e da coagulação.

A recusa dos pacientes TJ em receber sangue pode ser um incentivo para o desenvolvimento de estratégias para diminuição de transfusões, como já está acontecendo[2], por exemplo, com uma orientação de nível de hemoglobina de pelo menos 12 g/dL.

Referências

Foto: https://thumbs.jusbr.com/filters:format(webp)/uploads.jusbr.com/publications/noticias/images/1408296440.jpg. Acesso em: 16 jul. 2019.

  1. Valle FH, Pivatto Junior F, Gomes BS, Freitas TM, Giaretta V, Gus M. Cardiac surgery in Jehovah’s Witness Patientspatients: experience of a Brazilian tertiary hospital. Braz J Cardiovasc Surg. 2017;32(5):372-7.
  2. Vasques F, Kinnunen EM, Pol M, Mariscalco G, Onorati F, Biancari F. Outcome of Jehovah’s Witnesses after adult cardiac surgery: systematic review and meta-analysis of comparative studies. Transfusion. 2016;56(8):2146-53.
1