A influência do diabetes mellitus nas complicações pós-operatórias em pacientes submetidos a cirurgia cardiovascular

A prevalência do diabetes mellitus (DM) tem aumentado de forma significativa na população mundial, e atualmente cerca de 430 milhões de indivíduos são acometidos por essa doença1. Além das consequências metabólicas e neurológicas, o DM também pode gerar consequências microvasculares para o organismo, podendo atingir as circulações renal, cerebral e coronariana.

Na edição ahead of print do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, Padovani e colaboradores trazem os resultados de um estudo que avaliou a influência do DM no pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgias cardíacas.

Nesse estudo, foram avaliados 288 prontuários de pacientes admitidos em unidade de terapia intensiva e que foram submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio (n=114) ou outros procedimentos vasculares (n=174).

Do total de pacientes, 115 eram portadores de DM, sendo que 207 também eram portadores de hipertensão arterial sistêmica. Outras morbidades prévias, como dislipidemia, tabagismo, infarto prévio e acidente vascular encefálico, também foram observadas.

Os seguintes parâmetros foram avaliados como complicações pós-operatórias: sangramento, fibrilação atrial, parada cardiorrespiratória e complicações pulmonares (Tabela 1). Ao comparar o desfecho de pacientes diabéticos versus não diabéticos após os procedimentos cardiovasculares, os autores não observaram diferença estatística significativa (p>0,05).

Tabela 1. Comparação entre os pacientes diabéticos versus não diabéticos.

Dessa forma, concluiu-se que não houve diferença significativa nas complicações pós-operatórias relacionadas ao diabetes em pacientes submetidos a procedimentos cardiovasculares.

Análises e estudos como esse são importantes para elucidar e prevenir as possíveis complicações do DM após procedimentos cirúrgicos, permitindo que uma assistência médica ainda mais eficaz seja oferecida para essa população de pacientes.

O estudo está disponível em: http://bjcvs.org/article/3288/en-US/does-type-2-diabetes-mellitus-increase-postoperative-complications-in-patients-submitted-to-cardiovascular-surgeries-

Acesse outros artigos desta edição em: http://bjcvs.org

Referência

  1. American Diabetes Association. Classification and diagnosis of diabetes: Standards of medical care in Diabetes – 2018. Diabetes Care. 2018 Jan 1;41(Suppl 1):S13–27.
3