Angioplastia robótica e teleangioplastia: onde estamos?

A telemedicina é um tema que tem sido muito debatido entre os médicos brasileiros nos últimos anos, apesar de ser uma prática já estabelecida nos Estados Unidos, no Canadá e em alguns países da Europa. Contudo, no Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o corpo médico ainda estão em constante impasse sobre sua segurança e sua legalização. A telemedicina foi criada com o objetivo de reduzir custos na área da saúde e de facilitar o acesso à saúde aos pacientes que moram em lugares de difícil acesso, sempre prezando pela qualidade do atendimento e pela segurança do paciente.

A cardiologia intervencionista evoluiu muito nas últimas décadas: desenvolvimento de stents farmacológicos, de próteses valvares percutâneas e de métodos de imagem mais acurados. Contudo, a forma como os procedimentos são realizados não passou por mudanças consideráveis no mesmo período. Nesse âmbito, surgiram a angioplastia robótica e a teleangioplastia, as quais têm sido estudadas e aperfeiçoadas recentemente. Pesquisadores de grandes centros mundiais vêm realizando estudos sobre a qualidade operatória e a segurança da técnica robótica e, na maior parte deles, não houve complicações relacionadas ao uso do braço robótico, tendo resultados iguais ou superiores à técnica humana.

Na angioplastia robótica, o cardiologista intervencionista permanece em uma sala próxima ao paciente, protegida da radiação, de onde é possível comandar o robô de forma segura e eficaz. Assim, não é necessário permanecer em pé ao lado do paciente portando um colete de chumbo durante todo o procedimento, reduzindo a exposição à radiação em cerca de 97%, assim como o risco de catarata e de acidentes com materiais biológicos. Atualmente, existem duas marcas de braços robóticos que executam a angioplastia coronariana percutânea: CorPath GRX e Robocath. O valor médio apenas para a aquisição de um braço robótico é estimado entre 350 e 650 mil dólares, além dos guias, dos cateteres e dos stents. O braço robótico executa movimentos precisos submilimétricos e fornece imagem em qualidade 4K ao médico, porém nem todos os pacientes são elegíveis à angioplastia robótica, por limitações ainda existentes com tal técnica, como coronárias muito tortuosas e lesões crônicas ou muito calcificadas.

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, realizou, no mês de julho de 2019, a primeira intervenção coronariana robótica do Brasil e de todo o hemisfério sul. No país, a técnica ainda não está legalizada, sendo objeto apenas de pesquisa. Contudo, vale ressaltar que a angioplastia robótica é uma realidade e tende a se espalhar pelos grandes centros de serviço de cardiologia intervencionista nas próximas décadas.

Por outro lado, o estudo REMOTE-PCI1, publicado em 2017, foi um dos primeiros estudos a avaliar a execução da teleangioplastia e apresentou resultados muito promissores, com cerca de 95% de sucesso. Já entre os dias 4 e 5 de dezembro de 2018, no Apex Heart Institute, na Índia, foram realizados os primeiros telestents em humanos que distavam 32 km um do outro². Nesse âmbito, alguns especialistas declaram ser de exímia importância a presença de um cardiologista intervencionista na mesma sala em que o procedimento estiver ocorrendo para manejar possíveis complicações. Entretanto, outros não julgam ser tão importante, sendo necessário apenas um técnico apto para a troca de cateteres e a infusão de contraste, por exemplo. Ademais, muitos estudos clínicos e de logística ainda são necessários, principalmente sobre o serviço e a rede de internet que serão utilizados para garantir a segurança do procedimento, já que a internet de alta velocidade pode ser um problema em locais de acesso remoto³. Além disso, questões sobre o tempo que o robô levará para reconhecer o comando e o tempo que o braço robótico levará até executar tal comando também são questões a serem otimizadas, já que o delay pode trazer complicações ao paciente, podendo ser necessária a reversão para o procedimento manual habitual.

A presença da tecnologia na área médica é importante e inevitável, crescendo cada vez mais nos últimos anos, exigindo adaptação às constantes evoluções e melhorias. Mas toda essa tecnologia é mesmo necessária? Isso não tende a tornar a relação médico-paciente cada vez mais impessoal e inacessível? Qual a sua opinião sobre a telemedicina na cirurgia cardiovascular?

Referências

1. Madder RD, VanOosterhout SM, Jacoby ME, Collins JS, Borgman AS, Mulder AN, et al. Percutaneous coronary intervention using a combination of robotics and telecommunications by an operator in a separate physical location from the patient: an early exploration into the feasibility of telestenting (the REMOTE-PCI study). EuroIntervention.2017;12(13):1569-1576.

2. First-in-human “remote PCI” performed. Cardiovascular News . Disponível em: https://cardiovascularnews.com/first-in-human-remote-pci-performed/ [Acesso em: 12 ago. 2019].

3. “Telestenting” is possible with robotic PCI. Cardiovascular News. Disponível em: https://cardiovascularnews.com/telestenting-is-possible-with-robotic-pci/ [Acesso em: 12 ago. 2019].

2