Durante todo o ano de 2019, o BJCVS Blog manteve seu propósito de difundir mais informações e promover discussões sobre temas dentro da cirurgia cardiovascular. Ao todo, foram mais de cinquenta postagens. Este ano, a equipe do blog almejou possibilitar maior engajamento de seus leitores. Para isso, redobramos nossa atenção para as mídias sociais. A seguir, apresentamos as três postagens com maior alcance no Facebook e no Instagram.
FACEBOOK:
A cirurgia de reparo híbrido: state of the art para as doenças do arco aórtico?
Em janeiro de 2019, nosso colaborador Tiago Ribeiro fez um belo levantamento sobre a evolução do tratamento das patologias que envolvem o arco aórtico, apresentando estudos que comparam os desfechos após tratamento endovascular ou reparo aberto.
Opioide na cirurgia cardíaca, maléfico ou não?
Em janeiro de 2019, o colaborador Gabriel Mitsumoto abordou um tema de extrema importância na analgesia pré e pós-operatória, ao relatar os resultados de um grande estudo que avaliou a repercussão do uso de opioides em pacientes submetidos à cirurgia cardiovascular.
O pioneirismo brasileiro no tratamento da transposição das grandes artérias
Em maio de 2019, o colaborador Paulo André Bispo Machado Júnior comentou sobre o desenvolvimento da técnica cirúrgica para tratamento da transposição das grandes artérias, uma das cardiopatias congênitas mais comuns no período neonatal. O cirurgião brasileiro Profº Adib Jatene revolucionou o tratamento dessa condição. Essa postagem conta também com um vídeo demonstrando a técnica operatória.
O BJCVS também está presente no Instagram, e nesta rede social o objetivo principal é disseminar o conhecimento científico da revista de uma forme breve e objetiva. Neste ano de 2019, atingimos nossa marca histórica de seguidores: 2795 pessoas nos acompanham até o momento.
A seguir, apresentamos as três postagens com maior alcance de pessoas no Instagram em 2019:
1º lugar: A operação de Glenn Bidirecional na Hipoplasia do Coração Esquerdo
Em Setembro de 2019, nosso colaborador Renato Heluy abordou sobre o tratamento cirúrgico da Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo, uma cardiopatia congênita cianótica com um ventrículo único e funcional, em que há atresia das valvas aórtica e mitral. Seu texto descreveu cada passo do procedimento para a correção, que possui como objetivo principal aumentar a oxigenação sanguínea.
2º lugar: TAVR na estenose aórtica severa em pacientes de baixo risco: e agora, josé?
Logo após o Congresso da American College of Cardiology/New England Journal of Medicine em Março de 2019, o colaborador Thiago Ribeiro comentou sobre os avanços da troca de valva aórtica transcateter em pacientes com baixo risco pós-cirúrgico, descrevendo os resultados dos importantes estudos PARTNER 3 e EVOLUT.
3º lugar: Inibidores de SGLT2 – Nova opção para o tratamento da Insuficiência Cardíaca?
Em Setembro de 2019, o colaborador Paulo André Bispo Machado Júnior comentou sobre os resultados do estudo DAPA-HF, que avaliou o uso dos inibidores de SGLT2 para o tratamento da Insuficiência Cardíaca. Os resultados demonstraram que esses medicamentos, atualmente utilizados para o tratamento de diabetes mellitus, também podem iniciar uma nova era para o tratamento medicamentoso da Insuficiência Cardíaca.
A equipe do BJCVS Blog gostaria de agradecer imensamente a cada um de seus colaboradores, revisores e editores por todo o trabalho realizado esse ano. Aproveitamos também para agradecer aos nossos leitores, que confiaram em nosso conteúdo e participaram ativamente do Blog ao compartilhar, curtir ou comentar cada publicação. Desejamos boas festas a todos e um excelente ano novo! Nos vemos em 2020.
1